Attack on Titan: Mundos Além das Muralhas - Mangá, Spin-offs, Novels, OVAs, Trilha Sonora, e Jogos

Curiosidades e Mídias de Attack On Titan 

Inspiração:

Hajime Isayama expressou o desejo de criar uma história com criaturas gigantes devoradoras de humanos, apresentando uma aparência crua e grotesca que transmite uma sensação de insegurança. A ideia original surgiu de uma imagem do mangá Jigoku Sensei Nūbē que mostrava a canibalística Mona Lisa devorando pessoas, e de um encontro com um cliente bêbado que o agarrou pela camisa em um cibercafé onde o autor trabalhava. Foi esse incidente que lhe mostrou "o medo de encontrar uma pessoa com quem não se pode comunicar e que o ser humano é o animal mais perigoso"; Foi essa sensação que ele decidiu transmitir por meio dos Titãs. Hajime também citou como fonte de inspiração o segundo jogo de uma série de novels visuais chamada Muv-Luv Alternative, no qual alienígenas repugnantes exterminam a humanidade sem se preocupar com nada, e o mangá ARMS por sua maneira de explorar o universo ao máximo. Diz-se também que ele é influenciado por videogames como Mega Man Legends e Monster Hunter, bem como por filmes estrelados por monstros como Godzilla, Mothra e Gamera.
A cidade de Nördlingen, localizada na Alemanha, inspirou o autor da série a criar o cenário do mangá. Para o design dos Titãs, Isayama utiliza modelos humanos, como o lutador de artes marciais mistas Yushin Okami para a forma Titã de Eren Yeager, e o lutador Brock Lesnar para o Titã Blindado. Ele também utiliza um livro de fotos com várias expressões faciais humanas como referência. Isayama deseja que os Titãs tenham uma aura imponente, semelhante à dos lutadores, então desenha os Titãs deformados como a pintura Saturno devorando um filho, de forma deliberada, para criar uma sensação de desconforto e medo nos leitores.

Quanto à ideia de muralhas que protegem a humanidade, Isayama se inspirou em uma cidade na Alemanha chamada Nördlingen, que possui uma aparência medieval e é cercada por muralhas. A muralha na série também permite referências à cultura japonesa devido à sua natureza isolada e fechada. Pode também fazer referência a Midgard da mitologia nórdica e Tartarus da mitologia grega, uma prisão cercada por uma tripla muralha na qual os Titãs estão aprisionados. O personagem principal do mangá foi inspirado na infância do autor, que morava em uma vila cercada por montanhas e queria saber o que havia além delas.


Mangá:

A série começou a ser publicada no primeiro número da revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine da Kodansha, lançado em 9 de setembro de 2009. O mangá concluiu após ser publicado por onze anos, com o lançamento de seu 139º e último capítulo em 9 de abril de 2021. Em 8 de novembro de 2020, foi anunciado que o mangá teria uma serialização com páginas coloridas. A Kodansha coletou e publicou seus capítulos em volumes individuais no formato tankōbon. A editora compilou os capítulos do mangá em trinta e quatro volumes, lançados de 17 de março de 2010 a 9 de junho de 2021.

No Brasil, o mangá foi licenciado e publicado como "Attack on Titan" pela Panini Comics desde novembro de 2013. Em Portugal, sob o título ''Ataque dos Titans'', o mangá é publicado desde setembro de 2018 pela JBC Portugal.


Spin-offs

Um spin-off de comédia da série, chamado Shingeki! Kyojin Chūgakkō (進撃!巨人中学校?), foi publicado de maio de 2012 a julho de 2016 na revista Bessatsu Shōnen Magazine. Este mangá é escrito e ilustrado por Saki Nakagawa, e a história se passa na Escola Primária Shingeki. O primeiro volume foi lançado em 4 de abril de 2013, e a série teve um total de 11 volumes publicados pela Kodansha. A série foi adaptada para um anime pelo estúdio Production I.G, com um total de 12 episódios específicos, dirigidos por Yoshihide Ibata, roteiro de Midori Gotō e trilha sonora de Asami Tachibana. A série foi ao ar em 4 de outubro de 2015 na MBS no Japão. A banda Linked Horizon foi responsável pela música de abertura do anime, chamada "Youth Like Fireworks". E a música de encerramento "Hangeki no Daichi" foi interpretada pelos dubladores dos personagens Eren, Mikasa e Jean.

Uma segunda série spin-off foi anunciada no volume 11 do mangá lançado em 9 de agosto de 2013. Escrito por Satoshi Shiki, o mangá é uma adaptação da sequência do light novel Shingeki no Kyojin: Before the Fall. Um prólogo foi lançado em 26 de agosto de 2013 na Monthly Shōnen Sirius, e a série começou a ser serializada em 26 de setembro de 2013. O primeiro volume foi lançado em 9 de dezembro de 2013, e o novo volume foi lançado em 9 de outubro de 2016. Até outubro de 2015, a série havia vendido um total de 1,4 milhão de cópias. O mangá foi licenciado e publicado no Brasil desde agosto de 2015 pela Panini Comics, com o título "Attack on the Titans: Before the Fall".


Uma terceira série spin-off, Shingeki no Kyojin: Kuinaki Sentaku (進撃の巨人 悔いなき選択?), foi escrita por Gan Sunaaku e ilustrada por Hikaru Suruga, contando a história de Levi. Foi serializada na revista shōjo Aria de 28 de setembro de 2013 até junho de 2014. O primeiro volume tankobon foi lançado em 4 de abril de 2014, e a série foi concluída em dois volumes. Esta série permitiu um aumento de cinco vezes na circulação de cópias da revista Aria da Kodansha em novembro de 2013, e dez até dezembro de 2013. No Brasil, foi licenciada e publicada entre junho e agosto de 2015 pela Panini Comics, com o título "Attack on Titan: No Regrets".

Uma quarta série spin-off chamada Sungeki no Kyojin (寸劇の巨人?) foi publicada como um aplicativo para smartphones e tablets pela editora Kodansha entre sua publicação em 4 de dezembro de 2013 até 31 de dezembro de 2014. Ilustrada por Hounori, a série é uma paródia yonkoma com os personagens principais do mangá principal. O primeiro volume foi lançado em 8 de agosto de 2014, e o segundo em 9 de abril de 2015.

A quinta série spin-off adapta o light novel Shingeki no Kyojin: Lost Girls, escrito e ilustrado por Ryosuke Fuji. Começou a ser serializada em 8 de agosto de 2015 na Bessatsu Shōnen Magazine. O primeiro volume foi lançado em 8 de abril de 2016, e o segundo e último volume foi lançado em 9 de agosto de 2016.

Light Novels

Uma série de light novels chamada Shingeki no Kyojin: Before the Fall foi publicada entre 2011 e 2012 no Japão, totalizando 3 volumes. Escritos por Ryō Suzukaze e ilustrados por Thores Shibamoto, eles servem como prequelas para a história principal do mangá. A história do primeiro volume segue Angel (アンヘル Anheru?) e como o Dispositivo de Movimentação Tridimensional foi desenvolvido. Os volumes dois e três contam a história de Kyklo (キュクロ Kyukuro?), chamado de "Filho dos Titãs", um menino que foi encontrado ainda bebê no estômago de um Titã.

Uma segunda light novel chamada Shingeki no Kyojin Kakuzetsu Toshi no Joō, escrita por Ryō Kawakami e ilustrada por Range Murata, foi lançada no Japão pela Kodansha. O primeiro volume foi lançado em 1º de outubro de 2014, e o segundo e último volume foi lançado em 1º de maio de 2015.

Uma light novel chamada Shingeki no Kyojin: Lost Girls, escrita por Hiroshi Seko, foi publicada em 9 de dezembro de 2014, consistindo de três contos focados nos personagens Mikasa e Annie Leonhart.


OVAs

No Japão, os episódios OVA foram vendidos diretamente em DVD como edições limitadas de alguns volumes do mangá. O primeiro estava inicialmente programado para ser lançado em 9 de agosto de 2013, com a edição limitada do volume 11, mas foi adiado e lançado em 9 de dezembro de 2013, junto com a edição limitada do volume 12 para melhorar a qualidade da animação. Ele adapta o capítulo extra do mangá chamado "O Caderno de Ilse" (イルゼの手帳 Iruze no techō?), presente no volume 5, que serve como prólogo para o treinamento dos membros das forças armadas. O segundo, "Totsuzen no Raihō-sha" (突然の来訪者?), foi lançado em abril de 2014 com o volume 13. O terceiro, "Kon'nan" (困難?), foi lançado em agosto de 2014, com o volume 14.

Os volumes 15 e 16, respectivamente, em dezembro de 2014 e abril de 2015, foram comercializados tanto como OVA quanto como uma adaptação do spin-off Shingeki no Kyojin: Kuinaki Sentaku. A história gira em torno do soldado Levi e do comandante Erwin Smith e envolve novos personagens, como Farlan e Isabel.


Trilha Sonora

A trilha sonora de todas as adaptações animadas de Shingeki no Kyojin é feita por Hiroyuki Sawano e foi lançada em dois CDs distribuídos pela Pony Canyon. O primeiro álbum, chamado Shingeki no Kyojin Original Soundtrack (「進撃の巨人」オリジナルサウンドトラック?), foi lançado em 28 de junho de 2013 e continha 16 faixas. Shingeki no Kyojin Original Soundtrack II (「進撃の巨人」オリジナルサウンドトラック2?), foi lançado em 16 de outubro de 2013, junto com a edição limitada do quarto volume de DVD/Blu-ray da série de anime, contendo um total de 11 faixas.

A primeira temporada da série de televisão possui duas músicas de abertura e duas de encerramento. Dos episódios 1 a 13.5, a música de abertura era "Guren no Yumiya" (紅蓮の弓矢?) pela banda Linked Horizon e a música de encerramento era "Utsukushiki Zankoku na Sekai" (美しき残酷な世界?) por Yoko Hikasa. Para os episódios 14 a 25, a música de abertura era "Jiyuu no Tsubasa" (自由の翼) por Linked Horizon e a música de encerramento era "Great Escape" por Cinema Staff. O CD contendo as músicas de encerramento da série foi lançado em 8 de maio de 2013. O CD contendo as músicas de abertura da série foi lançado em 10 de julho de 2013 no Japão, vendendo mais de 129.000 cópias em cinco dias e mais de 230.000 cópias até dezembro de 2013.


O tema de abertura da segunda temporada do anime, dos episódios 26 a 37, foi "Shinzō wo Sasageyo" (心臓を捧げよ?) pela banda Linked Horizon.

A terceira temporada apresentou dois temas de abertura e dois de encerramento. O primeiro tema de abertura, dos episódios 38 a 49, foi "Red Swan" por Yoshiki, com o cantor Hyde. O tema de encerramento da primeira parte, correspondendo aos mesmos episódios do primeiro tema de abertura, foi "Requiem der Morgentröte" (?), realizado pelo Linked Horizon.

Para o primeiro filme animado, o tema de abertura é "Guren no Zahyou" pelo Linked Horizon, e o tema de encerramento é "YAMANAIAME" por Hiroyuki Sawano. Essa última música foi lançada em 19 de novembro de 2014 com um CD contendo sete faixas.


Attack on titan, JOGOS ELETRÔNICOS:


A Konami lançou um jogo de cartas colecionáveis em 2 de abril de 2012 na plataforma móvel Mobage. Um jogo social chamado Shingeki no Kyojin: Hangeki no Tsubasa (進撃の巨人 -反撃の翼?), criado pela Strategy & Partners, foi lançado na plataforma móvel GREE em 26 de abril de 2013, e posteriormente na plataforma Mobage em 5 de julho de 2013. Uma versão do jogo para navegador chamada Shingeki no Kyojin: Hangeki no Tsubasa Online (進撃の巨人 -反撃の翼 オンライン?) também foi lançada em 24 de dezembro de 2013, e esteve disponível online até 28 de maio de 2015.

Houve quatro adaptações de visual novels de Shingeki no Kyojin incluídas nas primeiras cópias dos volumes três e seis do Blu-ray do anime. Desenvolvidos pelos funcionários da Nitroplus em colaboração com a Production I.G e sob a supervisão do autor Hajime Isayama, eles recontam a história da série, incluindo histórias inéditas de Mikasa, Levi e Erwin. O terceiro volume do Blu-ray foi lançado em 18 de setembro de 2013, com a visual novel "Lost in the Cruel World", que se concentra na história de Mikasa. O sexto volume do Blu-ray foi lançado em 18 de dezembro do mesmo ano e continha três visual novels: "Kuinaki Sentaku" (悔いなき選択?), sobre o passado de Erwin e Levi, "Nubatama no Yoru no Mori ni Akaakato Moyuru" (ぬばたまの夜の森に、あかあかと燃ゆる Brightly Burning in the Forest on a Pitch-Black Night?), sobre Eren e Levi, e o jogo "Wall Sina, Goodbye" (アニ外伝?), sobre Annie.

Um jogo de ação em 3D, intitulado Shingeki no Kyojin: Jinrui Saigo no Tsubasa (進撃の巨人〜人類最後の翼?), desenvolvido pela Spike Chunsoft para o Nintendo 3DS, foi lançado no Japão em 5 de dezembro de 2013, na América do Norte em 12 de maio e na Europa em 2 de julho de 2015. Um DLC sobre Levi e Sasha foi lançado posteriormente. Até julho de 2014, o jogo havia vendido cerca de 300.000 cópias.


Em setembro de 2014, uma nova versão do jogo intitulada Chain foi anunciada. Ela oferece novos níveis, novas missões e um modo cooperativo multijogador jogável online para até quatro jogadores. O jogo foi lançado em 4 de dezembro de 2014 no Japão, e posteriormente em maio de 2015 na América do Norte sob o título "Attack on Titan: Humanity in Chains" através da Nintendo eShop pela Atlus. Na Europa, o lançamento foi adiado até 2 de julho devido a uma reclamação de direitos autorais, forçando a Atlus a lançar o jogo sob o título "Shingeki no Kyojin: Humanity in Chains".

Um jogo de vídeo para smartphone, disponível para as plataformas iOS e Android e intitulado "Shingeki no Kyojin -Jiyū e no Hōkō-" (進撃の巨人 -自由への咆哮-?), foi lançado em 7 de fevereiro de 2014 no Japão. Trata-se de um jogo de estratégia muito semelhante ao jogo Clash of Clans.

Na Japan Amusement Expo 2015, a Capcom anunciou que está desenvolvendo um jogo de fliperama de Shingeki no Kyojin.

Um jogo que adapta a história do mangá foi lançado para PlayStation 4, PlayStation 3 e PlayStation Vita, publicado pela Koei Tecmo e desenvolvido pela Omega Force, anunciado em outubro de 2015. Intitulado "Shingeki no Kyojin" (Attack on Titan Wings of Freedom no Ocidente), o jogo apresenta dez personagens jogáveis. Foi lançado em 18 de fevereiro de 2016 no Japão, em 26 de agosto de 2016 na Europa e em 30 de agosto na América do Norte. No Ocidente, o jogo também está disponível para Xbox One e Microsoft Windows.



Agradecimento:

Agradeço a todos que dedicaram um tempo para explorar o conteúdo do blog sobre animes. Espero que tenham encontrado informações interessantes e que tenham desfrutado da leitura. O apoio e interesse de vocês são fundamentais para o crescimento deste espaço dedicado à paixão pelos animes. Fiquem atentos para mais atualizações emocionantes e continue acompanhando as aventuras que esse universo fantástico nos proporciona. Obrigado por fazerem parte desta comunidade!
 
Leia também SOBRE MIM




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nanatsu no Taizai - Mokushiroku no Yonkishi

Data de lançamento do anime Solo Leveling, elenco, enredo e tudo mais que você precisa saber!!!!

Tokyo Revengers: A Jornada de Takemichi Hanagaki para Mudar o Destino